Película para residência: qual escolher? TUDO sobre películas residenciais

Película de proteção solar para residencia

Você sabe qual película aplicar em uma residência? Gostaria de saber como elas funcionam? Primeiro de tudo, acompanhe esse nosso post e esclareça suas dúvidas à respeito.

Película para residência como o próprio nome já diz, devem ser aplicadas em casas e apartamentos, no entanto, também podem ser colocadas em áreas comerciais e empresariais.

Um erro muito comum para quem aplica película, e principalmente acontece com aplicadores inexperientes, é utilizar películas automotivas em aplicações residenciais. Essa é uma falha gravíssima e de forma alguma deve ser cometida.


Película para residência é diferente dos insulfilmes automotivos?

As películas para aplicações residenciais são diferentes dos insulfilmes automotivos como veremos as seguir.

Antes de tudo, saiba que a película residencial de controle solar absorve grande quantidade de calor gerado pelos raios do sol e de forma alguma deve ser aplicada em vidro comum e laminado, entenda o porquê.

Os vidros laminados e comuns não foram fabricados para alcançar temperaturas elevadas, portanto as possibilidades de trincá-los são enormes.

Além de tudo, a exposição dos vidros a radiação solar em aplicações residenciais de fato é muito mais agressiva. Por outro lado, vidros automotivos são menos afetados, devido à circulação do próprio veículo e suas dimensões menores.

Com diversas possibilidades e centenas de modelos, conheça os principais tipos de película para residência:

Principais tipos de película para residência

Ouvimos tanto falar das películas para controle solar, design decorativo, antivandalismo, privacidade entre tantas outras. A prosseguir dispomos um guia repleto das influentes categorias de películas residenciais.

Película de segurança antivandalismo

Película de Segurança Antivandalismo:

O Filme antivandalismo tem espessura grossa e pode ser 18 vezes mais resistente que as películas comuns. Contudo, é utilizado para dificultar o acesso de vândalos como também proteção contra estilhaçamento.

Essas películas podem ser aplicadas em automóveis e áreas arquitetônicas aonde o reforço do vidro é garantido.

Película Decorativa:

 Solução para quem precisa de privacidade em um determinado espaço, sem abrir mão da modernidade e elegância. Com o propósito de criar cenários incríveis desde decorar vidros como também privá-los podem ser uma ótima escolha.



Película térmica para Residência:

Conseguem bloquear ou refletir o calor solar, sem a necessidade de impedir que a luz natural entre, contudo preserva um ambiente aconchegante.

Film de Nano Carbono:

Esses filmes são fabricados com nanopartículas de carbono tem uma grande vantagem na estabilidade de cor, pois suas características de origem são mantidas por muitos e muitos anos sem desbotar.


Radiação Solar Ultravioleta

Os raios solares, uva e uvb são os maiores vilões quando o assunto é desbotamento.


Película Incolor para Residência: 

Usadas em vidros de lojas, sacadas, condomínios ou em qualquer outra área onde não se pode escurecer os vidros, mas se faz necessário o uso delas para auxiliar na proteção dos objetos em exposição. Essas películas são procuradas na maioria das vezes para vitrines, pois podem bloquear os raios ultravioletas em até 100%.

Película de Nano Cerâmica:  

Tecnologia utilizada nas películas tornando-se eficazes para impedir os raios ultravioletas e os infravermelhos. Confins de produzir um film extremamente claro, esses mesmos são compostos de micropartículas de cerâmica.

Os filmes de nano cerâmica não contam com metais e sequer corantes em sua fabricação, em outros termos não descolorem e não interferem em sinais de satélites ou de rádios.

Privacidade sem limites!

Películas para vidros | BLACKOUT


Esses filmes consequentemente podem bloquear toda a passagem de luz visível de um ambiente para outro, são usados em janelas onde a necessidade de impedir totalmente a claridade, eventualmente mantendo o ambiente privado e escuro.

fume g5, g20 e g35

Película fumê g5, g20, g,35, g75: qual a mais escura?

A película fume é usada para o sombreamento do vidro, podendo ter o grau de transparência claro ou escuro, são popularmente famosas pelas seguintes abreviaturas g5, g20, g35 e g75. São mais comuns em aplicações automotivas, no entanto, podem ser aplicadas em janelas residenciais.

Películas g5, g20, g35 e g75 entenda as siglas e as tonalidades

O film g5% tem baixo grau de transmissão
luminosa, ou seja, deixa passar apenas 5% de luz visível para um determinado ambiente.

Bloqueia 95% da passagem de luz visível

medindo película fumê com aparelho

O film g20% também como o, 5% tem baixo grau de
transmissão luminosa, ou seja, deixa passar apenas 20% de luz visível para um ambiente

Bloqueia 80% da passagem de luz visível

medindo película fumê com aparelho 20%

O film g35% se torna um intermediário, pois deixa
penetrar grande percentual de luminosa, ou seja, ainda pode deixar o ambiente claro.

Bloqueia 65% de luz visível

medindo película fumê com aparelho tonalidade35%

O film g75 é uma película quase incolor, pois deixa
penetrar grande quantidade de luz para um determinado ambiente, ou seja, não altera a luminosidade.

Bloqueia apenas 25% de luz visível

medindo película fumê com aparelho 75%


Película Jateada para vidros Residenciais:

Uma película de cor branca ou acinzentada são usadas em projetos onde não se faz necessário o escurecimento dos vidros. Geralmente são aplicadas em leitos hospitalares, divisórias de salas, lobbies e varandas. Ao mesmo tempo que oferecem privacidade, contudo não bloqueiam a luminosidade do ambiente.

Películas Refletivas: 

As cores bronze, prata, dourado, azul e verde são as mais comuns dentre elas, no entanto, é possível encontrar películas mais exóticas como, por exemplo, vermelha espelhada, rosa espelhada e até o insulfilme camaleão refletivo.

Esses filmes também ajudam a refletir grande quantidade de calor gerado pela energia solar. É possível combinar cores e ainda sim manter um ambiente confortável com as películas refletivas.

O que acontece quando se aplica película automotiva em residência?

Quando uma película automotiva é aplicada em janelas residenciais o risco de quebra do vidro por troca de temperatura é inevitável.

Também muitos filmes automotivos econômicos com baixa qualidade desbotam ou deixam de rejeitar calor rapidamente.


Porque o vidro se quebra sozinho?

Vidro estourado sem película

A quebra espontânea do vidro ocorre pelo aumento excessivo de temperatura. Com isso em uma mesma peça de vidro as áreas mais quentes se chocam com as áreas mais frias e essa diferença de tempérie ocasiona a quebra do vidro. Esse tipo de quebra de vidro chama-se stress térmico é mais comum em vidros laminados e temperados, mas também ocorrem em alguns vidros monolíticos (comuns). 

Quanto mais grossa for a espessura do vidro e mais escuro ou refletivo, maior absorção de energia solar, portanto enormes são os riscos de quebra quando se aplica a película incompatível”.

Para evitar uma aplicação desastrosa utilize películas compatíveis com os vidros, evitando possíveis transtornos e garantindo uma boa impressão.

Vidro temperado pode ser revestido com película de controle solar?

Os vidros temperados geralmente são usados em vitrine de loja, box de banheiro e cortinas de vidro, os mesmos tem uma resistência maior em relação os vidros comuns.

Graças a essa força o perigo de quebra por “stress” térmico é muito insignificante, portanto, em vidros temperados, geralmente pode-se aplicar películas de controle solar sem risco algum de ser quebrado.

Película para residência pode ser aplicada externamente?

Película para residência podem ser aplicadas pelo lado externo do vidro? Continue lendo e esclareça todas as dúvidas.

A resposta é, sim!

Isso mesmo, mas tenha em consciência que película externa é diferente em sua composição e de maneira alguma, aplique película comum em aplicações exteriores.

Além de melhorarem significativamente a rejeição de calor, diminui a temperatura do próprio vidro, melhorando o conforto pela redução da transmissão de energia solar para dentro do ambiente.

Dessa maneira, o aumento das áreas envidraçadas vem tornando-se cada vez mais comuns. A utilização dos vidros do chão ao teto e não apenas em janelas vem crescendo. Tem relatos de que clientes amplificaram seu espaço utilizado nos imóveis após o uso de películas externas, pois é possível ficar mais perto do vidro.

Também são usadas para evitar perigos de quebra do vidro.

No mercado europeu, por exemplo, onde a utilização de vidro laminado é bem maior que no Brasil, o uso de películas externas vem crescendo extremamente.

As películas residenciais externas também são recomendadas em casos quando não se tem acesso ao vidro por algum elemento arquitetônico como, por exemplo, Lages, colunas ou divisórias.

Aplicação de filmes externos igualmente são usados para ocultar esses mesmos elementos.

Então todas as películas possuem filtros solares?

Geralmente, a película de proteção solar para residência de alta performance impedem 99% da radiação ultravioleta, no entanto, nem todas elas são capazes de filtrar os raios solares.

Isso significa que a película para residência de boa qualidade assegura uma diminuição considerável na taxa do desbotamento, protegendo aqueles objetos que estiverem expostos à radiação solar (roupas, móveis, cortinas, objetos de decoração).

E o mais considerável de tudo! As películas residenciais são extraordinárias em relação à proteção contra o câncer de pele e o envelhecimento prematuro. Veja o que a Skincancer aconselha fazer!

Desde 1979, a Skin Cancer Foundation estabelece o padrão para educar o público e a comunidade médica sobre o câncer de pele, sua prevenção por meio da proteção solar, a necessidade de detecção precoce e tratamento imediato e eficaz.

Finalizando o conteúdo

Então, gostou de conhecer sobre a película para residência? Certamente ainda não é tudo: pois existe uma infinidade de modelos, e constantemente as grandes marcas de películas estão lançando suas tendências. No entanto, já dá para ter uma grande ideia não é mesmo?…em outras palavras, “conhecimento é sempre bem-vindo”

Arquitetura

6 No comment

    • Olá, boa noite Rose! Eu poderia de orinetar amiga, mas seria necessário algumas informações além do calor que está sentindo… Seria necessário saber o tipo de vidro que tem aplicado nessa área gourmet, você saberia informar Amiga?

  • Boa tarde sou do interior e fiz uma claraboia na minha cozinha Por puro desconhecimento.
    Nos dias de sol nossa sala e cozinha virou uma estufa. Muito quente. Preciso de encontrar uma solução. Poderia me ajudar? Colocamos vidro blindex 10 mm

  • Bom dia Caro Alex, como sei o tipo de vidro de minhas janelas e porta de varanda? O prédio foi construído há 27 anos atrás. Fiz uma grande reforma para deixar mais luz solar entrar, mas tenho uma porta de varanda em que o sol da tarde bate forte. COmo a reforma foi grande e par deixar a luz entrar na sala e cozinha, será que com película perderei essa luminosidade que desejo manter? Há possibilidade de filtrar apenas o calor e manter a luminosidade?
    Obrigada

  • Olá bom dia! Gostaria de saber qual tipo de insufilme posso colocar no vitro da minha sala ,o vidro é muito transparente e não é um vidro tão grosso , entra muita claridade e sol ,de dia não consigo nem ver televisão
    porque o vidro reflete na televisão, além de ficar muito quente a sala e desbotar o sofá e a cortina

  • Boa tarde! Gosta de saber qual película colocar nas janelas do meu AP, vidro comum. Em dois quartos batem o sol da tarde e aqui onde moro é muito, muito quente, não quero escurecer o ambiente, somente abrandar o calor e reflexos, pois um desses quartos é onde costuro. Desde já agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.